SEMDOR

SEMDOR

Cadeira rodas

Tenho dor, e agora? O que tenho? O que devo fazer? Qual especialista devo procurar? Quando procuro na internet, há muitas informações conflitantes, em qual devo confiar? São muitas dúvidas a gerar ansiedade aos pacientes.
A dor é o sintoma que mais leva os pacientes aos consultórios médicos. Mas qual consultório procurar? Qual especialista procurar? Essa dúvida frequentemente é compartilhada pelos médicos assistentes.

O rumo de seu tratamento dependerá muito do médico escolhido por você. Cada profissional tem uma formação diferenciada, com raciocínios que foram construídos junto com seu currículo.

Associação de diferentes perfis é benéfica, fazendo com que o paciente tenha diagnósticos e tratamentos adequados. Todavia, a dissociação entre diferentes especialidades e escolas é a situação mais comum. Diferentes formas de encarar um mesmo problema costumam gerar mais ansiedade àqueles que sofrem de dor crônica. Por sua vez, essa ansiedade gera ainda mais dor e sofrimento.

Como foi constatado, essa confusão precisa ser desfeita. A maneira mais simples de isso ocorrer é fazer com que as pessoas conheçam as diferentes formas de pensar e resolver determinadas situações. Não só pacientes, como familiares e profissionais precisam estar atualizados.

Origem do site


Pensando assim, o médico Dr Jonas Lenzi criou em 2017 o CINCO – Clube de Intervenção em Coluna (com colaboradores) e a partir de 2018 o SEMDOR – Simpósio do Estudo Multidisciplinar em Dor, ambos voltados à discussão multidisciplinar para síndromes dolorosas específicas a cada reunião.

Não obstante, ainda faltava levar conteúdo conciso àqueles que padecem de dúvidas e indefinições por conta de opiniões conflitantes sobre um único quadro clínico. Agrupar as informações do SEMDOR ao conteúdo disponibilizado a pessoas comuns pela North American Spine Society parece minimizar essa confusão. Portanto, Dr Jonas Lenzi obteve permissão da Sociedade Norte Americana de Coluna para traduzir e adaptar esse conteúdo, o qual mescla com outros textos autorais, o quais estão discriminados.

Dr Jonas Lenzi é formado em Ortopedia e Traumatologia (HUEC-PR – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), Patologia e Cirurgia da Coluna Vertebral (UFPR – Sociedade Brasileira de Coluna), Título de área de atuação em Densitometria Óssea (Colégio Brasileiro de Radiologia) e Fellow of Interventional Pain Practice (World Institute of Pain).