Radiografias para avaliação de dor nas costas

Radiografias para avaliação de dor nas costas

Avaliações radiográficas para dor na coluna envolvem o uso de raio-X (RX) para determinar a causa da dor ou desconforto. Geralmente, os RX são solicitados pelo seu médico nos casos em que ele suspeita de defeitos congênitos, doença degenerativa, trauma, câncer metastático ou deformidade óssea como causa da dor lombar.

person holding x ray film

 

Quando devo obter um RX para dor nas costas?


A maioria dos casos de dor nas costas tende a melhorar sem intervenção médica em seis a oito semanas após o início dos sintomas. Portanto, as radiografias não são recomendadas até que a dor nas costas esteja presente por pelo menos esse tempo. Ou seja, se você tem dor por menos de seis semanas, você provavelmente não precisa um RX. Se acaso seu médico suspeitar de um problema mais sério, o raio-X é uma opção de exame.

Além disso, se você fez um RX de coluna nos últimos dois anos que não mostrou nenhuma causa específica, seu médico não precisa solicitar uma nova radiografia. Por outro lado, na presença de uma nova lesão ou doença, repete-se o raio-X.

No entanto, existem alguns casos que podem exigir a avaliação radiográfica imediatamente, como quando há perda de sensibilidade nas pernas ou nos pés, fraqueza, problemas com a micção ou dor com piora progressiva.

Outras razões para um RX


Outros fatores podem fazer com que seu médico solicite um RX para dor nas costas antes de seis semanas. Eles incluem:

Idade superior a 65 anos ou inferior a 18 anos

Histórico de osteoporose

História de câncer

Dor intensa ao repouso ou se piora à noite

Febre e calafrios

Perda súbita e inexplicável de peso acompanhando sua dor nas costas

Sofreu trauma

Estresse repetido que pode ter causado uma fratura

Cirurgia ou fratura prévias na coluna

Quais tipos de raios-X são usados?


As incidências das radiografias comumente solicitadas são anteroposterior (AP) e lateral. A visão AP é uma imagem da frente para trás quando você está de frente para a máquina de RX. Já as imagens laterais são obtidas enquanto você está de pé de lado em relação ao aparelho. Menos frequentemente, pode-se obter imagens oblíquas, as quais fornecem uma visão de um ângulo inclinado.

Às vezes, podem ser indicadas imagens com suporte de carga. São imagens obtidas enquanto você está de pé, em vez de deitado. Dessa forma, seu médico pode compreender melhor as forças que afetam sua coluna.

Ainda podem ser obtidas imagens associadas a inclinações, com o intuito de avaliar instabilidades ou movimentos anormais entre as vértebras.

Quão eficaz é o raio-X?


O RX pode ser uma ferramenta de triagem útil para avaliar qualquer anormalidade óssea da coluna. Achados importantes na radiografia podem determinar a necessidade de exames adicionais. O RX também pode complementar os achados de outros exames, como a RM e TC.

Como em qualquer procedimento médico, você deve estar totalmente informado sobre as razões da solicitação e os resultados esperados de qualquer exame que seu médico lhe solicitar.

NASS 150