Postura

Variadas formas de postura, quer estática, quer dinâmica, exigem diferentes respostas adaptativas do corpo. Ou seja, uma única atividade pode resultar em diversos efeitos mecânicos na nossa coluna. Indiretamente, pode-se assumir que existe o “jeito certo” (fisiológico) e o “jeito errado” (patológico) de executar os afazeres domésticos, laborais e de lazer.

 

 

Só para ilustrar, as imagens acima evidenciam formas opostas de má postura. Não apenas a maneira dinâmica, como ocorre com o excesso de carga e inclinação do tronco (foto à direita), como também as estáticas, como ao deitar ao sofá com notebook no colo (foto à esquerda), são prejudiciais à saúde musculoesquelética. Ambas exigem diferentes respostas adaptativas do corpo.

A cada movimento, múltiplas forças de carga e de tensão atuam na musculatura, nas vértebras e nos discos. A direção dos vetores dessas forças e suas respectivas magnitudes alteram-se à medida que se muda a postura.

Dessa maneira, o posicionamento desequilibrado do tronco e dos membros pode levar a danos nos tecidos. Por consequência, os danos podem dar início a dor e outros sintomas. Não há como controlar a dor se não se controlar o causador de todo o processo. Por mais que se amenize a percepção dolorosa, o mecanismo da lesão se perpetuará.

Como arrumar a postura?


Uma abordagem abrangente para o treinamento postural começa com a educação para garantir a compreensão do paciente sobre o posicionamento ideal do corpo. Inicialmente, foca-se na compreensão da necessidade de correção da postura. Em segundo lugar, espera-se uma conduta mais ativa dos pacientes, através de autodiagnostico e correção voluntária.

Muitos dizem ser muito difícil manter a postura correta, todavia, existem expectativas irreais do que é o correto. Ademais, fraqueza muscular e encurtamento da musculatura antagonista realmente dificultam a manutenção da postura ideal.

Uma vez adquirida a conscientização do que é o ideal pelo paciente, pode-se alcança-la através de vários mecanismos de feedback, incluindo táticas de orientação verbal individual, correção prática, gravação, fotografias, folhetos, panfletos, vídeos e treinamento assistido por computador.

Os hábitos saudáveis aprendidos devem ser mantidos por toda a vida, bem como a prática regular de atividades físicas. Da mesma forma que se adquire um postura correta, pode-se perde-la ao negligencia-la. Portanto, a fim de minimizar as forças atuantes na coluna e, consequentemente, a presença de dor recorrente, o controle postural é fundamental.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Dr Jonas Lenzi

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading